Lista de Séries

2018

THE CROWN
Netflix, Drama / Histórica

2ª temporada, 10 episódios, 2017

A incrível segunda temporada da série da Lilibeth. Agora, ela já é uma rainha um pouco mais experiente, com um pouco mais de tato para lidar com as questões da monarquia, no entanto o casamento e sua relação com o Philip está cada vez problemática. Nessa temporada, outros personagens tiveram destaque e fizeram bonito nos episódios que foram dedicados a eles, como a princesa Margaret no episódio em que conhece Tony Armstrong-Jone (E4 - Beryl / E7 - Matrimonium), o casal Kennedy (E8 - Dear Mrs Kennedy) e até mesmo o princepezinho Charles (E9 - Paterfamilias). Ótima temporada!

ELITE
Netflix, Crime / Drama / Suspense / Colegial, Espanha 

1ª temporada, 8 episódios, 2018 

A primeira temporada apresenta os personagens e o universo. Temos um colégio para alunos ricos que recebe 3 bolsistas. Daí, a temporada acompanha a forma como esses novos alunos vão lidar com esse novo contexto e como os veteranos da escola vão reagir diante dos novatos. Há um mistério acerca do assassinato de um dos alunos. Logo nos primeiros episódios já sabemos quem morreu, mas o mistério continua até o último episódio para sabermos quem matou. Há algumas cenas picantes e até ousadas, há um relacionamento gay interessante e um trisal explosivo, algumas questões relacionadas à xenofobia e muitas tretas colegiais. Achei algumas (talvez muitas) tramas enfadonhas e o desenrolar de algumas questões decepcionante.

 A MALDIÇÃO DA RESIDÊNCIA HILL - The Haunting of Hill House
Netflix, Drama / Terror / Mistério

1ª temporada, 10 episódios, 2018

Essa temporada foi sensacional. Ela retrata uma família marcada e atormentada pelo curto tempo que viveram em uma mansão mal-assombrada, a tal residência Hill. Há inúmeras qualidades para destacar em cada um dos episódios. Gosto sempre de pontuar, ao falar dessa série, que o terror não é daqueles que se baseiam exclusivamente em sustos, em mortes, sangue, monstros e tripas, mas em situações que vão elevando o nível de tensão pouco a pouco por meio de uma trama muito bem feita. Um dos grandes agente desse clima de tensão o roteiro instigante que vai nos revelando os segredos por meio de narrativas que se cruzam e completam. Eu não poderia deixar de destacar o episódio do velório (E6 - Two Storms) e a revelação do que seria "a mulher do pescoço quebrado" que assombrava Nell desde sua infância (E5 - The Bent-neck Lady), além, é claro, do perturbador evento que ocorreu no quarto vermelho (E9 - Screaming Meemies / E10 - Silence Lay Steadily). Quero fazer uma afirmação: esse temporada foi o melhor produto de terror, seja filme ou série, que vi nos últimos anos (apesar de um pequeno desgosto com o final).

MERLÍ
Netflix, Comédia / Drama / Romance / Colegial, Catalunha

2ª temporada, 13 episódios, 2016

Antes de qualquer comentário, gostaria de dizer que é um misto de estranhamento e deleite assistir a essa série em catalão! Dito isso, vamos à temporada. Essa é mais uma série sobre alunos e professores, abordando suas relações na escola e fora dela. Nessa segunda temporada, temos claros reflexos do que aconteceu no final da primeira. Os alunos já estão habituados às práticas pedagógicas do Merlí e nós já não nos surpreendemos mais com o jeito um pouco cafajeste como ele lida com seus assuntos pessoais. Dessa vez, o foco da série recai sobre alguns alunos que, embora compusessem o grupo principal, ainda não tiveram suas vidas pessoais exploradas pela série. Gostaria de destacar a personagem Coralina que entra já no primeiro episódio da temporada e vai se tornar o controverso antagonista dos alunos e do próprio Merlí. Gostaria de destacar o episódio da professora Quima (E7 - Judith Butler), que é hostilizada por Coralina por ser uma mulher trans, e o episódio que, apesar de emocionante, acabou por acarretar uma das minhas grandes frustrações com a série (E10 - Engels). A série continuou interessante, mas senti que a naturalidade das relações entre os alunos que havia na primeira temporada acabou se perdendo um pouco.

ANNE WITH AN E
Netflix, Drama, Canadá

2ª temporada, 10 episódios, 2018

A série da Anne. não me sinto capaz de explicar a sutileza e simplicidade como essa série trata de temas delicados e que, muitas vezes, são negligenciados por outras séries e filmes. Anne with an E não só aborda esses temas, ela os abraça. Sempre que tempo explicar para alguém o motivo para assistir a essa série acabo percebendo que com poucas palavras não sou capaz de transmitir o quanto o cotidiano daqueles personagem é maravilhosamente retratado.Temos ao longo dos episódios temas como feminismo, homofobia, bullying, racismo, alteridade abordados de maneira simples e significativa Nessa temporada, Anne já se sente em casa ao lado dos Cuthberts e suas preocupações são de outra ordem, como seu sentimento por Gilbert, sua relação com suas colegas da escola, seu clube de leitura. Nessa temporada aparecem personagens incríveis como o sonhador Bash, que se torna amigo de Gilbert enquanto ele trabalhava na caldeira de um navio, o talentoso - e meu preferido - Cole e a nova professora Miss Stacy. Gostaria de destacar alguns episódios, como o da festa de tia Josephine (E7 - Memory Has as Many Moods as the Temper) e o episódio 6 (I Protest Against Any Absolute Conclusion) em que Anne precisa vencer uma grande provação. Vejam Anne! Vejam Anne!

O MUNDO SOMBRIO DE SABRINA - Chilling Adventures of Sabrina
Netflix, Drama / Fantasia / Terror,

1ª temporada, 10 episódios + especial de natal, 2018

A nova versão da Sabrina de 1996. Temos o impasse de Sabrina para tomar parte no culto das trevas e manter sua vida humana. Embora não tenha muito desenvolvimento dos personagens, acho que a força da série está principalmente neles. Os personagens são muito carismáticos, sobretudo, as tias Hilda e Zelda, o primo Ambrose, as amigas Roz e Susie e até o padre Blackwood. Outro ponto forte da série é a ambientação "satânica" em conflito com a inegável compaixão e o amor da família Spellman. "Que o capiroto proteja a alma desses pobres coitados humanos que eu amo!" Apesar de a série possuir arcos que envolvem vários episódios, como o batismo da Sabrina, ou o arco do "Banquete dos Banquetes", e por isso desenvolverem melhor as histórias, gostei dos episódios que estão no meio da temporada e apresentam histórias fechadas, seguindo a fórmula: demônio aparece e causa problemas, Sabrina vai lá e resolve. Vemos isso nos episódios 5 e 6 (Dreams in a Witch House e An Exorcism in Greendale), em ambos pudemos ver um pouco da astúcia da Sabrina, de suas habilidades mágicas e de uma de suas outras aptidões, a de unir as pessoas em prol de alcançar algo. A série da Sabrina é legal, gostaria de mais desenvolvimento em alguns pontos, como o Salem, e uma expansão da ambientação. Verei a próxima temporada.